Power Designer
Olá Convidado...
Seja Bem Vindo ao Power Designer.
Cadastre-se para desfrutar de nossos Recursos e Tutorial,juntamente para ver o restante do fórum.
Obrigado.
Anteciosamente,
Administração.


Participe do fórum, é rápido e fácil

Power Designer
Olá Convidado...
Seja Bem Vindo ao Power Designer.
Cadastre-se para desfrutar de nossos Recursos e Tutorial,juntamente para ver o restante do fórum.
Obrigado.
Anteciosamente,
Administração.
Power Designer
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Designer: a profissão e seus caminhos

2 participantes

Ir para baixo

Designer: a profissão e seus caminhos  Empty Designer: a profissão e seus caminhos

Mensagem por Yingjie Sex Out 18, 2013 9:21 pm

Artigo originalmente postado em: Kromus Design
O AyOria me autorizou a colocar o nome.

Designer: a profissão e seus caminhos.

UMA BELA E DOCE INTRODUÇÃO...

A profissão “Designer” é bem diferente de outras profissões, tanto no mercado quanto na hora da contratação e etc. O profissional da área tem a opção de trabalhar tanto em empresas comuns quanto em agências de publicidade. A profissão é cansativa, muitas vezes bem estressante, mas também tem lá seus benefícios que outras profissões não podem fornecer. O mercado de trabalho tem crescido muito no Brasil, mas ainda é fraco frente a países como Inglaterra e Estados Unidos. Isso é um problema, pois acaba que a profissão só se desenvolve bem de verdade em grandes metrópoles, como Rio de Janeiro e São Paulo.

O profissional da área não ganha mal, mas também não ganha bem frente às outras profissões publicitárias. Se você quer dinheiro e quer viver os “benefícios” do ramo publicitário, então faça marketing ou planejamento. Agora, o designer, para crescer bastante, precisa ir além de uma boa técnica, ele precisa ser maduro profissionalmente e ter lá uns conhecimentos das outras áreas publicitárias, isso abrirá portas para que ele seja aquilo que sempre sonha: diretor de arte e, quem sabe, diretor de criação. Falando em números, o designer pode ganhar de R$ 700,00 até R$ 3.000,00 – o diretor de arte pode ganhar R$ 2.000,00 até R$ 6.000,00 – o diretor de criação pode ganhar de R$ 4.000,00 até R$ 8.000,00.

Para ser um diretor de arte você precisa ir além de uma ótima técnica, o diretor de arte é o responsável pela gestão dos designers e o diretor de criação é responsável pela gestão do diretor de arte, redator e toda a equipe de criação. Mas, suas posições podem variar de agência para agência, depende do perfil de trabalho e cada empresa tem a sua filosofia e metodologia, então, o que eu disse aqui pode também ser totalmente diferente em algumas agências, mas costuma funcionar dessa maneira. Enfim, se quer ser um diretor de arte ou criação, você precisará mais de conhecimento, principalmente histórico e de um bom estudo da área de planejamento/gestão/administração. É uma profissão bem madura, requer idade e experiência.


POSICIONE-SE E DESCUBRA O QUE VOCÊ QUER.

Um balde de água fria pros que sonham em entrar na área e ainda não conhecem bem: posicione-se. Encontre o significado de design pra você. Seria um hobby? Seria uma futura profissão? Seria sua atual profissão? Independente da sua resposta, isso vai de encontro com uma coisa diferente e que varia de personalidade para personalidade, que é aquela vontade de ser o melhor em tudo, a persistência, ser ambicioso. Por que digo isso? Por que a profissão (mesmo você que faz como hobby vai passar por um pouco disso) é competitiva, é uma profissão em que as pessoas escolhem aquele que acharem melhor, superficialmente, através das aparências mesmo. Sim, seja bem vindo ao mundo superficial! Isso é ruim? Não, isso é muito bom! Ser ambicioso não te torna uma pessoa ruim (a partir do momento que isso não passa por cima de outros valores e nem de sentimentos), em nossa profissão, quanto mais ambicioso você for, melhor pra você, melhor pro seu cliente, melhor pra todos. Aquele que não tem ambição é aquele que não sai do lugar.

Eu costumo dizer que design é uma profissão que vive em movimento, sempre tem mudanças, sempre tem inovações e sempre está em crescimento. Isso significa que, você designer, precisa estar em constante movimento, sempre mudando, sempre inovando e sempre crescendo.


QUERO SER DESIGNER, O QUE PRECISO ESTUDAR E FAZER?

Certo, se você quer ser um designer muito bom, você precisa estudar tudo quanto é programa, se possível, faça cursos e tire certificações. Digo do GIMP até o After Effects, tudo isso vai te fazer ganhar um bom salário e ter um grande valor no mercado. O que as empresas mais querem é uma pessoa que saiba muito e que tenha disposição para trabalhar muito, mas lembre-se, no mundo das empresas privadas funciona assim: trabalha muito – ganha muito, trabalha pouco – ganha pouco (esqueça o público nesse momento).

Mas uma coisa é importante, tenha conhecimento, mas procure um foco, ramifique o seu mercado. O que você quer ser? Ilustrador? Estude todos estes programas, mas volte à utilização deles ao seu ramo, ilustração.

Legal, você estuda muito e tem muitos cursos! Mostre-me seu portfólio! Aí é que tá, criatividade. Invistam em projetos pessoais, concursos... Postar em fóruns, comunidades artísticas e digitais, tudo isso conta. Todos estes projetinhos são importantes para o seu portfólio. Eu digo, pois, eu fui contratada apenas com um portfólio cheio de manipulações artísticas + vários layouts do Kromus, e agências ainda ficam de olho em me contratar além de me disponibilizarem freelas. Não pare nunca de trabalhar e de estudar, os cursos não te dão o conhecimento que você pega estudando sozinho.


QUERO SER DIRETOR DE ARTE E QUEM SABE CHEGAR À DIREÇÃO DE CRIAÇÃO!

Agora sim, falou bonito! Esses aí nem precisam de tanto estudo na parte técnica, tem diretores de arte por aí que nem sabem pegar no indesign ou illustrator, mas eles tem um conhecimento a mais muito importante, eles sabem planejar, organizar e trabalhar em equipe.

Para ser diretor de arte, vai ser necessário que estude publicidade e propaganda – comunicação social. Nem que seja após design gráfico, por que você precisará ter um conhecimento que vai além da sua área, que consiga ver o mídia, que consiga ver o planejamento, que consiga ver o atendimento, que consiga ver o marketing e os demais setores. O de criação é a mesma coisa, só que com mais anos de casa e mais bagagem e idade.


EMPRESA OU AGÊNCIA/ESTÚDIO? QUAL MELHOR CAMINHO?

Bom, sem dúvidas, a agência é o ideal para o profissional de design. Elas possuem um ambiente solto, tranquilo, sempre estimulando a criatividade e o bom desenvolvimento do trabalho em equipe. Já nas empresas comuns, é raro encontrar isso, muito raro. E geralmente o ambiente é sério, não muito extrovertido e é obrigatória a utilização de uniformes ou roupas sociais, coisas que, na nossa área, pode tornar tudo desconfortável e atrapalhar a criatividade. É algo que varia de acordo com o profissional mesmo. Eu, particularmente, odeio uniforme, mas adoro roupa social e ando assim quase sempre.

A diferença verdadeira está em um pequeno detalhe: estabilidade. Se você é um profissional que procura estabilidade, ter anos de casa e ser o melhor em um único lugar, ter um afeto com o restante dos colaboradores e levantar uma bandeira, a empresa comum é o melhor lugar pra você. Mas, se você é daqueles que procura crescer não importa aonde, agência pode ser o ideal para você. As agências têm um probleminha sério e que não tem jeito, sempre será assim. Elas vivem de contas de clientes e, com isso, contratam funcionários de acordo com essas contas e a necessidade. Mas, esse cliente pode mudar de agência da noite pro dia, isso significa que pessoas serão demitidas da noite pro dia e você pode ser um deles. Acredite isso acontece e é muito, muito frequente, principalmente em agências grandes. O ramo é competitivo e o cliente pode mudar de ideia e pegar um concorrente a qualquer momento... Acontece. Muitos amigos meus estão passando por isso agora, ainda mais os estagiários, estagiários são os primeiros a serem cortados. Ah, diretores não saem, lembrem-se, diretores geralmente escolhem onde querem trabalhar, quando chegam nesse patamar, se pagarem algum projeto que o destaque no ramo, outras agências começam a lançar ofertas, você acaba podendo escolher onde ficar.


CONCLUINDO

A profissão é complexa e diferente. Não é como uma engenharia civil ou como Informática, mas tem lá seus diferenciais.
Eu, hoje, trabalho como designer e estou abrindo um estúdio. Nesse estúdio, claro, trabalho como diretora de arte. Eu acho a melhor profissão que tem, eu realente faço o que eu amo, ganho muito bem nos dois trabalhos e, com o estúdio eu consigo juntar a seriedade/responsabilidade do ramo empresarial + a “diversão” do ramo publicitário e sou muito feliz. Sinceramente, se tornou não só a profissão, mas também o hobby, tanto que trabalho o dia inteiro e fico por aqui depois/durante o trabalho. Se eu for reclamar de algo, nunca é do meu trabalho em si, é sempre sobre as filosofias das empresas/clientes.
Yingjie
Yingjie
Membros
Membros

Mensagens Mensagens : 188
Coins Coins : 19630
Reputação Reputação : 20
Idade Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Designer: a profissão e seus caminhos  Empty Re: Designer: a profissão e seus caminhos

Mensagem por Sux Sáb Out 19, 2013 12:41 pm

Muito bom,
gostei da parte em que ela disse,
que o Design mesmo sendo um Hobby,
é competitivo em todos os aspectos.

Grande Artigo,
me fez ver umas coisas,
que eu não sabia até então.
Sux
Sux
Administrador
Administrador

Mensagens Mensagens : 858
Coins Coins : 22237
Reputação Reputação : 154
Idade Idade : 27

https://www.youtube.com/user/elvisgamerful

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos